O buraco negro encontrado próximo à galáxia M87 pesa o equivalente a 6,6 bilhões de sóis, tornando-se assim o campeão dos pesos-pesados do universo. Ele é grande o bastante para engolir nosso sistema solar numa só abocanhada.
“Trata-se do maior buraco negro já encontrado no universo”, disse o astrônimo Karl Gebhardt, da Universidade do Texas, em Austin, numa coletiva de imprensa hoje.
O monstruoso buraco, somado ao fato de estar a apenas 50 milhões de anos-luz daqui, torna a galáxia M87 um dos principais focos na tentativa de obter a primeira imagem direta da ação de um buraco negro.
“Se levarmos em conta o tamanho das galáxias, ela é praticamente o nosso quintal”, disse Gebhardt. “Estar tão próximo de um buraco negro tão grande quanto esse nos dá uma oportunidade única de estudar o que acontece ao redor de um buraco negro”
Com massa equivalente próxima aos 6 trilhões de sóis, a M87 é a galáxia mais pesada do bairro em que a Via Láctea vive. Astrônomos já esperavam que ela abrigasse um grande buraco negro, mas as estimativas mais próximas – baseada nos dados do telescópio Hubble – diziam que o buraco pesaria 3 milhões de sóis, com margem de erro de 1 bilhão.
Porém, mesmo que o Hubble “seja o principal medidor de buracos negros, ele não conseguiu lidar com o maior deles”, disse Gebhardt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário